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Mais etanol, menos emissões: projeto propõe até 35% de mistura na gasolina

A proposta de aumentar a mistura de etanol na gasolina para até 35% representa um avanço significativo para a sustentabilidade ambiental no Brasil. A iniciativa, que também inclui elevar a presença de biodiesel no óleo diesel, está em análise na Câmara dos Deputados. Este artigo explora os detalhes, os impactos esperados e as considerações técnicas dessa mudança legislativa, destacando seu potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Etanol
Mais etanol deve ser adicionada na mistura com a gasolina | Imagem de Bernd Müller por Pixabay

Aumento da Mistura de Etanol na Gasolina

Um projeto de lei proposto na Câmara dos Deputados visa elevar o teor mínimo e máximo de etanol anidro misturado à gasolina de 27,5% para 35%. A medida, inicialmente sugerida pelo Executivo, foi modificada pelo deputado Arnaldo Jardim e aguarda votação. Essa alteração tem como objetivo aproveitar melhor os recursos renováveis do país, promovendo uma energia mais limpa.

A proposta será submetida a uma avaliação de viabilidade técnica para confirmar se a nova mistura é compatível com os motores atuais. A flexibilidade na legislação permite ajustes na porcentagem de etanol, garantindo adaptabilidade às condições de mercado e às capacidades técnicas dos veículos.

A Anfavea, representante dos fabricantes de veículos, já sinalizou apoio à mistura de até 30% de etanol na gasolina para motores atuais, evidenciando uma tendência positiva na indústria automotiva em relação à iniciativa. A associação também está envolvida em testes para avaliar possíveis incrementos nesse percentual.

Elevação dos Níveis de Biodiesel no Óleo Diesel

O projeto de lei prevê um aumento gradual do teor de biodiesel no óleo diesel, de 14% para 20% até 2030. Esse crescimento escalonado, de 1% ao ano, visa proporcionar uma transição suave para o setor de combustíveis, facilitando a adaptação da indústria e dos consumidores.

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) terá a autoridade para aumentar ainda mais esses níveis, possivelmente até 25%, dependendo das condições de mercado e da viabilidade técnica. Essa medida reforça o compromisso do Brasil com a redução da dependência de combustíveis fósseis.

A adoção de níveis mais elevados de biodiesel está condicionada à realização de novos testes que assegurem a compatibilidade com os motores diesel. Esse processo de validação é crucial para garantir que a transição para combustíveis mais sustentáveis ocorra sem prejuízos à performance dos veículos.

Implicações Ambientais e Sociais

A implementação dessas medidas tem o potencial de diminuir significativamente as emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se com os objetivos globais de combate às mudanças climáticas. A promoção de combustíveis mais limpos é um passo importante na direção de uma economia de baixo carbono.

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Além do etanol e do biodiesel, o projeto inclui a obrigatoriedade de adição de biometano ao gás natural, bem como estabelece metas para a redução das emissões por companhias aéreas. Essas iniciativas ampliam o escopo da política ambiental, abrangendo diversos setores da economia.

O projeto de lei que propõe o aumento da mistura de etanol na gasolina e de biodiesel no óleo diesel é um marco para a política energética e ambiental do Brasil. Ao promover combustíveis renováveis, o país avança na direção de uma matriz energética mais sustentável e responsável, demonstrando seu comprometimento com a proteção do meio ambiente e com o desenvolvimento socioeconômico sustentável.