Notícias do Trânsito
Promovendo um Trânsito mais seguro e consciente através de informações úteis para o dia a dia dos condutores brasileiros

Carro com tecnologia de avião? Entenda como isso deve funcionar

Nos últimos anos, a segurança veicular tem sido um tema de crescente importância no mundo todo. Uma das ferramentas mais conhecidas na investigação de acidentes aéreos é a caixa-preta, um dispositivo crucial para entender o que ocorreu nos momentos finais antes de um incidente. Agora, essa tecnologia inovadora está fazendo sua estreia no setor automotivo. A União Europeia tomou a frente nesta iniciativa, estabelecendo uma nova norma que obriga os fabricantes de veículos a incluir um sistema similar de registro de dados, conhecido como Event Data Recorder (EDR), em todos os novos carros. 

Carro tecnologia de avião
Carro com tecnologia de avião, entenda | Imagem de Tobias Rehbein por Pixabay

Implementação do EDR nos carros

A partir de agora, todos os veículos de passeio da classe M1, que inclui carros com capacidade para até oito passageiros mais o motorista, bem como veículos comerciais do Tipo N1, como caminhonetes e vans com mais de 3,5 toneladas, fabricados na União Europeia, deverão ser equipados com o EDR.

Este dispositivo começará a funcionar automaticamente em situações críticas, como o acionamento dos airbags e dos tensores dos cintos de segurança, abertura do capô ativo ou mudanças bruscas de velocidade. O objetivo é coletar dados vitais que podem ser utilizados para analisar as circunstâncias de um acidente.

O funcionamento do EDR é projetado para iniciar a gravação de dados em momentos específicos, garantindo que informações cruciais sejam capturadas para análise posterior. Esses dados incluem velocidade do veículo, força da frenagem, inclinação do carro, posição na estrada, tempo de resposta do sistema de segurança e se a chamada de emergência foi ou não acionada.

Impacto da tecnologia na segurança veicular

Importante ressaltar que essas informações são de propriedade do dono do carro ou do condutor envolvido no acidente e são tratadas de maneira anônima pelas autoridades para garantir a privacidade e evitar manipulações.

Leia também:

A introdução da tecnologia de caixa-preta nos veículos representa um marco significativo na busca por maior segurança nas estradas. Com os fabricantes de veículos tendo até julho para se adequarem a esta nova regulamentação, a União Europeia dá um grande passo em direção a uma investigação mais eficaz e transparente de acidentes de trânsito.

Este avanço não apenas ajudará a esclarecer as causas dos acidentes, mas também incentivará melhorias nos sistemas de segurança veicular, potencialmente salvando vidas no processo.