Brasileiros amam receber estas 5 multas de trânsito
No Brasil, algumas infrações de trânsito são mais recorrentes, refletindo hábitos e comportamentos comuns entre os motoristas. Estas infrações, além de gerarem multas significativas, podem acarretar pontos na carteira e representam riscos reais para a segurança no trânsito. Este artigo explora as cinco multas mais comuns no Brasil, discutindo seus valores, pontos na carteira e os perigos associados a cada infração.
Excesso de velocidade e estacionar em local proibido são duas multas frequentes
O excesso de velocidade é uma das infrações mais comuns no Brasil. Dependendo do quanto o limite de velocidade é ultrapassado, a multa pode variar de leve a gravíssima, com valores que podem chegar a centenas de reais. Além disso, a pontuação na carteira varia de 3 a 7 pontos. O perigo desta infração é evidente: quanto maior a velocidade, maior é o risco de acidentes graves, comprometendo a segurança do motorista e de terceiros.
Estacionar em locais proibidos ou de maneira irregular é outra infração comum. A multa para estacionamento irregular pode ser pesada, além de resultar na remoção do veículo. Esta infração geralmente acarreta 5 pontos na carteira. Estacionar em locais indevidos pode causar obstruções na via, aumentando o risco de acidentes e dificultando a circulação de veículos e pedestres.
O não uso do cinto de segurança é uma infração grave no Brasil, resultando em multa e 5 pontos na carteira. Esta é uma infração particularmente preocupante, pois o cinto de segurança é um dos dispositivos de segurança mais eficazes para prevenir lesões graves e mortes em acidentes de trânsito. Motoristas e passageiros que não utilizam o cinto de segurança colocam em risco não apenas suas próprias vidas, mas também a de outros ocupantes do veículo.
Leia também:
- Paguei Todas As Pendências Mas Ainda Não Foi Dado Baixa Nos Débitos: O Que Fazer?
- Confira O Passo A Passo Para Parcelar Suas Multas
- Saiba Como Uma Moeda De R$ 1 Pode Te Salvar De Uma Multa Pesada
Utilizar o celular ao volante também é uma multa bastante frequente e que gera preocupação
Utilizar o celular ao volante é uma infração que se tornou bastante comum, apesar dos riscos conhecidos. Esta prática distrai o motorista, aumentando significativamente o risco de acidentes. A multa para o uso do celular ao dirigir é considerada gravíssima, além de adicionar 7 pontos na carteira.
O uso do celular ao volante pode resultar em colisões, atropelamentos e outros tipos de acidentes, colocando em risco a vida do motorista e de outras pessoas. Ou seja, a maioria das multas onde além do próprio condutor, há como colocar em risco a vida de terceiros, necessita de atenção.
Embora essas sejam as multas mais comuns, é importante lembrar que cada infração de trânsito representa um risco para a segurança. Como motoristas, temos a responsabilidade de seguir as leis de trânsito, não apenas para evitar multas e pontos na carteira, mas, acima de tudo, para garantir nossa segurança e a dos outros.